Nas águas

Remo: barco do pelotense Piedro Tuchtenhagen avança à final do Pré-Olímpico

Atleta formado no Remar para o Futuro disputará neste sábado a regata decisiva no double skiff, ao lado de Evaldo Becker, de olho nos Jogos de Paris

Foto: Satiro Sodré - COB - Em repescagem realizada nesta sexta, a dupla liderou a regata no double skiff e concluiu o percurso de dois quilômetros em 6min27s37

O barco do pelotense Piedro Tuchtenhagen e do o santamariense Evaldo Becker se classificou à final do Pré-Olímpico de remo, que acontece na lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio de Janeiro. Em repescagem realizada nesta sexta-feira (15), a dupla liderou a regata no chamado double skiff e concluiu o percurso de dois quilômetros em 6min27s37. A regata decisiva, valendo vaga nos Jogos de Paris 2024, está marcada para as 10h de sábado.

Piedro, que tem 22 anos e é formado no projeto Remar para o Futuro, de Pelotas, disputará em águas cariocas um lugar na última edição de Olimpíadas com a categoria peso leve no quadro dos Jogos. Dos quatro barcos brasileiros participando do Pré-Olímpico - dois masculinos e dois femininos -, dois se classificarão para o maior evento esportivo do mundo, que em 2024 ocorrerá entre julho e agosto.

“200% confiante. Estamos prontos para conquistar essa vaga e coroar o trabalho que a gente vem fazendo até aqui. É o nosso sonho de vida”, disse o pelotense ao Canal Olímpico do Brasil logo após a vitória na etapa de repescagem.

​O coordenador técnico do Remar para o Futuro, Oguener Tissot, estima que as embarcações chilenas e argentinas serão as principais oponentes do barco do Brasil no double skiff. Do Chile, os atletas são Cesar Abaroa e Eber Sanhueza; da Argentina, Alejandro Colomino e Pedro Jose Dickson. Também há embarcações de Uruguai, Venezuela e Peru.

Método de classificação

Além do barco do pelotense, outras três embarcações brasileiras também lutarão neste sábado por lugar em Paris. Atual campeão pan-americano, Lucas Verthein registrou o melhor tempo de sua semifinal na categoria single skiff, em barco individual - dois quilômetros em 6min48s96. O atleta do Botafogo participou das Olimpíadas de Tóquio e é considerado favorito para ganhar a regata final do Pré-Olímpico em sua categoria.

Entre as mulheres, participam do evento Beatriz Ferreira, no single skiff (individual), e a dupla Isabelle Falck e Manu Abreu no double skiff. Cada embarcação do Brasil compete, portanto, em uma prova diferente. O primeiro critério para a classificação às Olimpíadas é a colocação geral: se dois barcos vencerem suas regatas e dois não, os ganhadores automaticamente asseguram as vagas.

Se houver necessidade de algum desempate por conta de posições iguais no Pré-Olímpico, entra em cena a distância para o barco ganhador da regata (no caso de embarcações que tenham ficado fora do primeiro lugar). Existindo três ou quatro barcos brasileiros campeões de suas provas, o desempate passa a ser a diferença do tempo de cada uma em relação ao recorde mundial da categoria em questão para definir quem vai a Paris.

Transmissão

As finais do Pré-Olímpico de remo começam às 8h30min deste sábado, na lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio de Janeiro, com transmissão ao vivo da NSports, do Canal Olímpico do Brasil e do PanAm Sports Channel.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Mais um rival do Lobo se prepara para a Série A-2 Anterior

Mais um rival do Lobo se prepara para a Série A-2

Futsal: ATF Pelotas/Otimiza Rentáveis conhece tabela da Série Ouro Próximo

Futsal: ATF Pelotas/Otimiza Rentáveis conhece tabela da Série Ouro

Deixe seu comentário